segunda-feira, 6 de julho de 2009

..


Quero compartilhar com vocês, a minha angústia.


Bem...


Um dos meus amigos está desempregado faz uns cinco meses. Sei que as vezes dá um desespero, conheço bem essa situação. Mas devemos aprender com essas situações difíceis, ficar calmo e principalmente aproveitar o tempo ócio para estudar, em casa mesmo.


Acontece que esta semana, este meu amigo me telefonou, queria me ver. Tudo bem, nos encontramos, conversamos bastante; ele me falou que conheceu uma bela moça, e que esta o convidou para ir em uma sessão da denominação dela, uma sessão especifica somente para pessoas desempregadas, onde o pastor promete que participando somente desta sessão, todos logo encontrarão um emprego, enviado por Deus, nas palavras dele - o pastor.


Meu amigo, (interessado na moça e desempregado) disse que queria ir, mas disse que queria que eu fosse também. Confesso que a curiosidade tomou conta de mim, claro né gente, fiquei super curiosa pra saber o que esse bendito pastor faria para que todos encontrasse um emprego depois desse encontro


Decidimos ir. Eu, como disse, impulsionada pela curiosidade. =/


Quando chegamos na igreja (prefiro não citar o nome, mas fica na Nova Imperatriz), nos sentamos no banco dos fundos, logo depois o pastor começa a falar, ler a Bíblia... até aí tudo bem. Então ele anuncia que a sesão não será ‘hoje’; pois para isso cada um terá que trazer no próximo encontro (próxima terça) a quantia de 70 reais. Ele disse que era para mostrar que mesmo estando desempregados, as pessoas não devem se apegar ao dinheiro, e entregar o dinheiro para ele era uma prova disso, pois estariam entregando o dinheiro para Deus. O dinheiro serviria também para comprar o óleo que ele usaria, e depois ele explicou que os envelopes serão queimados na fogueira. De repente, ele começa a gritar, a falar sem freio, não consegui entender tudo, pois ele gritava alto no microfone, e o lugar era muito pequeno para tanto volume.


Ele continuou: “Meus amados, vocês devem ter como exemplo a pobre viúva, que mesmo sozinha e sem muita esperança, deu tudo o que tinha para Deus. Ela não deu do que sobrava, ela deu o único que tinha. E é assim mesmo meus amados. Vocês precisam dar o que vocês tem, e quem não tiver o dinheiro para trazer terça-feira vai dar um jeito, vai na feira vender tomate e traga o dinheiro, você precisa provar que está desapegado dessas coisas. Acreditem irmãos, Deus tem um emprego reservado para você. Acreditem: DEEEEEUS TEM UM MILAAAAGRE PARA VOCÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ!!


Nesse momento começou a gritaria dos ‘glória’ e dos ‘aleluia’. Foi quando meu amigo e eu saímos. Isso é o fim da picada. O cara pedir dinheiro pra pessoas desempregadas e dar esse tipo de justificativa, usar essa passagem bíblica para justificar o seu olho grande querendo dinheiro desse povo coitado.


Essa reunião foi mais do que uma afronta com a cara daquelas pessoas, e o que me espanta é que muitos ali caíram na baboseira toda que ele disse. Triste isso porque esse é um lugar em que as pessoas vão para ouvir a Palavra de Deus e partilhar da Fé que tem em Jesus. Agora imagina se um ateu entra num lugar desses? Nossa, coitado, se ele já duvida de Deus, se ele ouvir esse tipo de coisa, ele vai sair de lá pior do que entrou. Ou então, como vai sair de lá uma pessoa que foi ali para buscar uma palavra de conforto, de carinho, uma palavra que expressa o amor de Cristo por nós? É triste pensar nisso.


Na verdade eu perdi a esperança nesse tipo de ‘evangélico’. Não generalizando, porque eu sei que tem muita gente séria no meio. To lembrando agora do meu amigo virtual, Rafael, eu falei com ele que estava escrevendo esse post, ele é Católico como eu; me advertiu pedindo para ter cuidado com as palavras, para não ofender nenhum 'crente'. Rafael, amigo, por você estou tendo o maior cuidado com minhas palavras, apesar de achar que ninguém vai se ofender com nada aqui. Mas caso se ofenda, tem um ditado que diz: se a carapuça servir...


Eu tento o máximo evitar de manifestar meu ponto de vista sobre isso em círculos de conversas com amigos, na Igreja, na sala de aula, trabalho; agora aqui eu acho que posso escrever o que quero. Sinceramente, acho que é muito melhor conversar com alguém que de Deus 'ainda' não conhece nada, do que conversar com gente igrejera que pensa que sabe tudo porque pelo menos o outro escuta e pensa na forma de vida que Cristo nos oferece; e olha, conversar com gente que fica dizendo "glória a Deus","aleluia", “meu amado,minha amada”, "misericórdia", "ta amarrado" a cada frase que diz, é uma tortura que poucos agüentam!


Se converter a Jesus Cristo é renascer para uma vida nova, o que devemos fazer é imitá-lo. Ele vem para nos salvar, o Espírito Santo veio a nós para nos convencer do amor e da justiça! E não nos convencer a dar nosso dinheiro da conta de luz como ato de fé.

Dói escrever isso, mas estou escrevendo sobre algo que EU presenciei. Que o Senhor abra os olhos desse povo coitado, que sofre debaixo do calcanhar desses lobos; que são hipnotizados e acabam caindo nas armadilhas denominacionais.


Hoje é segunda-feira, e amanhã vai ser a sessão, e eu fico me perguntando como será que vai ser. Bem... eu não quero ir lá de novo. Já falei no início do post que eu fui impulsionada pela curiosidade. Aff... Eu e minha curiosidade..


Mas tudo bem, 'a verdade tem que ser dita, mesmo que seja pela boca de uma mula'.



Eu vou ficando por aqui... obrigada por lerem minhas palavras, depois volto com mais.

Que o amor de Cristo esteja sempre conosco. E o nosso cérebro também!




By: Deane Castro!


5 opiniões importantes:

Unknown disse...

massa a história :D

Dddc disse...

História verídica diga-se de passagem. ;)

Anônimo disse...

IURD?

Rafael disse...

Nossa Deane, só agora tive tempo de ler
me desculpa por isso,
Olha, tah ótimo o post
e principalmente pela historia
muito doida...rssss
mas Deus te levou lá com o intuito de te mostrar que a nossa igreja eh a de Jesus Cristo, e q as portas do inferno naum prevalecerão contra ela nunca, parabens pela decisão de servir a Cristo, vc eh uma serva mui fiel!!!
bj e ath mais

Rafael disse...

De, coloquei no meu blog e uma amiga minha comentou, vai lah ver, a historia eh muito interessante mesmo
bjinhu

Postar um comentário

A leitura especializada é útil, a diversificada dá prazer!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Creative Commons License