sexta-feira, 26 de março de 2010

1 hora pro planeta

Bem, antes de falar sobre isso eu procurei entender um pouquinho mais sobre esse movimento Hora do Planeta, pois até mensagens no celular eu recebi, fiz algumas buscas e pesquisas, dentre outras coisas, encontrei o seguinte:

"
No sábado, 27 de março, entre 20h30 e 21h30 (hora de Brasília), o Brasil participa oficialmente da Hora do Planeta. Das moradias mais simples aos maiores monumentos, as luzes serão apagadas por uma hora, para mostrar aos líderes mundiais nossa preocupação com o aquecimento global.
A Hora do Planeta começou em 2007, apenas em Sidney, na Austrália. Em 2008, 371 cidades participaram. No ano passado, quando o Brasil participou pela primeira vez, o movimento superou todas as expectativas. Centenas de milhões de pessoas em mais de 4 mil cidades de 88 países apagaram as luzes.
Monumentos e locais simbólicos, como a Torre Eiffel, o Coliseu e a Times Square, além do Cristo Redentor, o Congresso Nacional e outros ficaram uma hora no escuro. Além disso, artistas, atletas e apresentadores famosos ajudaram voluntariamente na campanha de mobilização.


Em 2010, com a sua participação, vamos fazer uma Hora do Planeta ainda mais fantástica!"
fonte.


Ohhhh.... cute cute, coisa mais linda do mundo. Adoro essas correntes, acho lindo e engraçadinho, só que pra mim é igual aquelas correntes que recebemos por email dizendo que é pra ajudar alguém e pra isso pedem pra gente encaminhar para todos os nossos amigos. Só que tem gente que depois que envia para todos os contatos, sai da frente do computador, dá aquela respirada de alívio e sai pensando como um verdadeiro herói: "Ufa, fiz a minha parte, sou um bom cidadão e contribuí para ajudar alguém que precisa." Uma pessoa dessa merece até um tapinha nas costas seguido de um 'é isso aí campeão'.

Lindo né? A diferença no caso da hora do planeta é que ao invés de enviar um email, você vai apagar a luz. [ironia mode on]Tem coisa mais fofa do que uma pessoa apagando a luz pra mostrar preocupação pelo planeta?[ironia mode off] Nossa, isso me dá uma preguiça tão forte.

Você deve tá me chamando de 'do contra, sem consciência, sem espírito coletivo'. É, pode até parecer isso, mas eu acho que antes de ir aderindo esse tipo de corrente que você sabe que não vai levar a nada,
você deveria ter um olhar critico sobre as coisas. Se, por exemplo, esse movimento fosse feito no período natalino, eu até poderia entender.
Vocês sabem que uma hora de luz apagada não é nada comparado com vinte minutos de luzes acesas nas ruas nas semanas que antecedem o natal?
Eu sei que a intenção é a melhor possível e que a causa é justa, mas convenhamos né gente, mostrar preocupação pelo planeta está muito mais além do que apagar a sua luz por uma hora. E os outros dias? E o resto do ano? E os milhões de luzes acesas no final do ano?
*"Ah mas a idéia não é economizar, é só conscientizar as pessoas." Aff.. vou te contar viu, você precisa, por exemplo, ir numa palestra com mais um grupo de adultos pra se conscientizar de que lugar de lixo é no lixo?
*"Ah mas muitos famosos abraçaram a causa." E aí? famosos fazem qualquer coisa que pagarem eles pra fazer, e quando fazem voluntariamente, em geral é so pra aparecer.
Maas, enfim, cada um é cada um, a luz é sua e
você apaga se você quiser.

Pra quem curte, ó... tenho maior respeito viu, até admiro, verdade mesmo. Mas aí, depois me contem como foi, e qual a sensação; compartilhe comigo essa experiência. \o/
E quer saber se neste sábado às oito e meia eu vou apagar a minha? Depende, se eu sair da sala, garanto que eu apago.

14 opiniões importantes:

Dddc disse...

Ah, só pra constar, aos amigos leitores que se assustaram ou se decepcionaram com esse texto, não levem a mal, mas eu cresci com o hábito de questionar, daí quando eu gosto eu gosto..
De qualquer forma aqui so retrata minha opinião, já que o blog é meu.. rsrs.
E você com certeza tem seu ponto de vista, e é isso aí, mente aberta, seja crítico, pense; não apague as luzes da sua cabeça!

C.Adriano Bandeira Jr. disse...

PQP
Vou te falar a verdade, eu tava meio por fora.Eu ja tinha ouvido falar desse movimento, mas eu não sabia que era pra apagar a luz nao, eu pensei que era feito outra coisa, tipo plantar uma árvore ou fazer alguma coisa produtiva na natureza durante uma hora.

Infelizmente não vou poder apagar a minha luz não porque eu tenho q estudar.Sem falar q a CEMAR já ta fazendo isso por mim mantendo as luzes da minha rua apagada quase a noite toda

Natal Marques disse...

Para mim isso tudo é balela! É a mesma coisa daquele dia mundial sem carro. Ahh pow, fala sério! O mundo vai ficar aí de um jeito ou de outro com plástico ou sem plástico! É muito engraçado isso, tava vendo a TV esses dias e um mega empresário da VIRGIN fazendo campanha de proteção ambiental; isso todo mundo sabe qual o interesse que tá por trás!
Sábado eu vou apagar a luz porque vou sair e ir pra noite!

Abraço Deane!

Unknown disse...

Nos outros anos não funcionou muito. A verdade mais verdadeira (desculpe a redundância e a falta de contexto), é que o mundo não está nem aí para o mundo.
Infelizmente!!!
Até mais Deane

Jefferson Reis disse...

Na verdade isto pode ser um chamativo pra algo mais útil. Fazer com que essas pessoas desliguem as luzes já é bem dificil, permanecer com elas apagadas mais ainda. Talvez alguns pais ensinem os filhos a economizar energia elétrica através vessa ação.

Alexandre Terra disse...

bom, se vai funcionar eu nao sei.......iria participar, mas nao vou estar em casa na hr, a nao ser q cortem a luz das ruas, ae ja nao sei, rsrsr

Gabriel disse...

Radical, mas expoe suas idéias como pensa. Gosto de gente de personalidade.

Você acha que apagar as luzes por uma hora é pouco, ou que isso não serve de consciência? Eu admiro, porque alguém está tomando alguma iniciativa. Porque alguém está saindo do marasmo da crítica e fazendo algo.

É aquela velha história, de que se cada um fizer um pouco...

E como ela funciona.
Mas enfim, cada um com sua opinião.

Obrigado pelo comentário em meu blog =]
Grande abraço.

Marcelo Silva disse...

Com toda a sinceridade, sempre achei isso uma besteira enorme. Como já disseram, o mundo não está nem aí pro mundo, aí aparece esse tipo de coisa: Hora do Planeta, Dia do Pulo, Abrace uma árvore, e como é muito fácil apagar a luz, dar um pulinho e abraçar uma árvore, todo mundo faz e se sente com a consciência limpa, como se isso fosse fazer toda a diferença do mundo.

Existem formas eficientes de salvar o mundo sim... mas todas elas envolvem trabalho e muita dedicação, não vou mentir, eu mesmo não me esforço o tanto que gostaria, mas tambem não participo desse tipo de coisa pra ficar me iludindo que vou ajudar a salvar o planeta com isso...

Luciana disse...

A CAMPANHA DEVERIA SER PRA DESLIGAR AS TVS DO MUNDO INTEIRO.KKKKK BEM NA HORA DO JORNAL NACIONAL E DA NOVELA
Ô CAIXINHA QUE ALIENA AS PESSOAS

Pedro Henrique disse...

Antes de tudo, a hora do planeta é simbólica.
Mostrando que em algum lugar tem alguém que se importa pelo planeta, e quer ajudar de alguma forma.
Não se trata de só "apagar a luz", se trata de mostrar que você quer ajudar o planeta.
E quem faz isso, também pode ajudar evitando jogar lixo nas ruas, reciclando, reflorestando, economizando água, e por aí vai..

Breno Pires disse...

acho que só apagar a luz uma hora por ano e esquecer o planeta o resto do ano inteiro não adianta nada
se apagou a luz (eu fiz) "muito bonito simone"
mais só pq fez isso não se ache o ativista mor
vai plantar uma arvore, usar apenas folhas de papel reciclado, reciclar o lixo da sua casa e depois vem falar de conciencia ambiental

Anônimo disse...

NA VERDADE, MEUS QUERIDOS, ISSO É QUESTÃO DE CONSCIÊNCIA.
QUEM TEM, TEM.
QUEM NÃO TEM, NÃO TEM.
SIMPLES ASSIM

Willians disse...

Pensando bem, vc até que tem uma certa razão. Não adianta nada se mostrar preocupado nessa 1 hora, e nos outros dias do ano continuar gastando. Mas já é um avanço, é melhor do que nenhuma medida fosse tomada.

Wander Veroni Maia disse...

É um movimento mais de conscientização mesmo...rs. Mas fique tranquilo que a WWF, um ong mundial, faz vários trabalhos realmente ativos de conscientização e preservação ambiental por todo o planeta.

Abraço

Postar um comentário

A leitura especializada é útil, a diversificada dá prazer!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Creative Commons License