domingo, 23 de agosto de 2009

Por que as pessoas evitam dizer que estão namorando?

A situação acontece quando você, conversando com algumas pessoas que ainda não conhece muito, evita a qualquer custo dizer que está namorando, que tem namorado(a). Ou citar algo que se refira ao companheiro(a). Não importa se voce ta conversando com um homem ou uma mulher. (Quer dizer, na verdade, importa, só que o interesse é outro – pode ser pegação ou simplesmente dar umas boas risadas com um papo bacana, informal).

Não sei explicar direito. Mas há um certo senso comum de que, se você, ainda que não tem nenhuma segunda ou terceira intenção com a outra pessoa, começa a conversar com alguém numa festa, num evento qualquer, a partir do momento em que deixa escapar que tem namorado(a), o tom da conversa muda. Muda sim. Fica mais formal. Puxa vida, não dá pra manter a conversa? (esses homens, quando verem que não tem chance, não tentam nem uma amizade, so quer papo se ver que rola alguma coisa).

É, não tem jeito. Até amigas que conheço e que são mega-apaixonadas pelos namorados reconhecem que evitam citar o parceiro nas primeiras conversas. Elas já disseram que isso ocorre normalmente quando estão em algum lugar, trocando uma idéia legal com alguém. E a conversa tá boa, o papo legal. Ela não quer, de maneira alguma, se pegar com o cara. Isso nem passou pela cabeça dela em nenhum momento. Mas eis que, de repente, se ela solta um “ah, meu namorado é isso”, “ah, meu namorado aquilo”, a conversa muda de tom. Na hora. Pode reparar. Não vai dar dez minutos e o camarada vai vazar da rodinha. “Vou ali pegar uma cerveja e já volto”. Volta é nada. Vai é começar outra conversa com outra mulher em outro canto, ser “introduzido” a novas pessoas. Mesmo que não esteja na guerra louca, o sujeito só vai voltar à primeira rodinha se o papo lá for chato ou ainda mais formal.

Eu aqui, sem nada pra fazer, tava pensando nesse “fenômeno”, que faz as pessoas, mesmo as mais apaixonadas, só se sentirem à vontade para falar do companheiro(a) depois de um tempo de conversa. Lembrei de quando eu tinha orkut, é como você mudar o seu status de “sem status” ou “solteiro” para “namorando”. Na hora em que as pessoas sacam que você tem namorado(a), elas te tratam com mais distância e menos intimidade. E isso é muito chato para o início do estabelecimento de qualquer relação, ainda que seja de amizade.

Sair espalhando pelos quatro cantos, para desconhecidos que acabam de ser apresentados, que está comprometido é desnecessário. Fica até incômodo e enfadonho. Aí você vai ter que ralar mais nessa roda de conversa para deixar o papo mais relaxado, bacana. Mas como explicar que “esconder” o namorado não é uma atitude suspeita? Difícil, muito difícil. Mas tudo tem um timing. Tanto é que, depois, mais tarde, quando você está no meio de amigos que já te conhecem e sabem que você namora, não há esse problema. A conversa flui sem essa de ter que falar o seu estado civil.

Porém, o fato é: ninguém merece ser apresentado a uma pessoa que não pára de falar no namorado(a), ainda que você não tenha interesse nela. Quem namora sabe. Quem não namora também. Ninguém combina, mas você, se tiver um pouco de bom senso, só vai soltar a verdade sobre seu comprometimento depois que tiver à vontade com a galera em volta. E ainda assim, só se isso for pertinente. Claro que posso estar sendo ingênua, porque tem muita gente que não fala que tem namorado(a) porque ta afim de uns pega, mesmo estando comprometido. Mas é o que penso. Sei lá. É só o que penso. E percebo. Nada além disso. Bobagens ne... hehe


Mas é isso aí, beijomeliga...


3 opiniões importantes:

giuliana. disse...

Pior que isso é saber que tem uma amiga 'namorando', ver o 'namorado' dela se aliando a rodinha da turma e ela jurar de pé junto que não tá namorando MESMO, que não tem nada a ver...
Vai entender o ser humano, né? :P

;*

Anônimo disse...

Por que as pessoas evitam dizer que estão namorando???
essa pergunta é muito fácil, manda uma mais difícil aí. =P

Borabora disse...

sei, mas do mesmo jeito que é com homem, é com mulher, mulher quando saca que o cara tem namorada, ela nao arrisca nem uma amizade, cai fora do papo, e olha que o cara neeeem ta com segundas intenções. (sic)

Postar um comentário

A leitura especializada é útil, a diversificada dá prazer!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Creative Commons License