segunda-feira, 4 de outubro de 2010

chupa essa manga Maranhão

Pois é, Roseana venceu as eleições no primeiro turno, 'no primeiro turno'. Isso tá martelando na minha cabeça como se tivesse uma voz maldosa e assombrada repetindo isso no meu ouvido. Não tivemos nem a esperança de um segundo turno, foi assim num golpe só. Tirando de muita gente o desejo de se ver livre dessa maldição que nos persegue.

Sinceramente, eu não tenho palavras para descrever o quanto eu estou arrasada.

Mas olha, cada estado tem o governo que merece, e o resultado dessa eleição não passa de uma realidade cruel que só mostra que no geral maranhense é um eterno escravo de si mesmo, não vou nem falar do sarneysmo porque já é um clichê cansativo, maranhense não é escravo de ninguém, nem do coronelismo bigodudo nem de ninguém. Maranhense é escravo de si mesmo, é como aquela mulher que apanha do marido mas não consegue viver sem ele. Ameaça separar, faz drama, vai na delegacia faz mi-mi-mi mas no final acaba perdoando, porque o ama. Maranhense é assim.


Temos as piores escolas, os piores hospitais. Se não me engano, é o estado que mais vive na base do bolsa família, temos também algo parecido como bolsa energia, não sei o nome mas funciona assim, o governo paga sua conta de energia se voce tiver o consumo y; que serve mais ou menos como um incentivo pra você continuar na pobreza, porque se resolver melhorar o conforto dentro de casa, bye bye ajuda.
Esse é só um exemplo de que é essa eterna acomodação crônica que faz do povo maranhense uma eterna vítima voluntária.
Eu não condigo entender por que que aqui as pessoas são tão covardes e insistem em perder uma oportunidade de se livrar dos que as oprimem. Juro por tudo, eu tinha uma esperança enorme de ver a galera arregaçando as mangas e mandando esse governo pro inferno, podia jurar que Jackson ou Flávio chegariam lá e que Roseana não tinha mais vez. Que decepção, a bicha vai continuar exercendo a realeza por aqui.

É por essas e outras que as vezes bate aquela vergonha de ser maranhense, de me ver no meio dessa gente que por décadas insiste em permanecer no atraso. Será se posso alterar meu rg e mudar minha naturalidade? Sério gente, eu estou com vergonha.

O meu consolo foi ver que minha cidade foi a que mais reagiu!
Força Imperatriz, um dia você chega lá.



PS.: Lei seca acabou? To afim de tomar um pórre!

2 opiniões importantes:

Escritor em treinamento disse...

Por aqui em São Paulo continua o reinado do PSDB.. sem falar no Tirica Deputado Federal!! E ainda tem o Maluf tentando subir com recurso driblando a lei da Ficha Limpa. Se for mesmo mudar o RG, considere esses fatos, acho que a única esperança é o exílio.

Anônimo disse...

Imperatriz está de luto!

Postar um comentário

A leitura especializada é útil, a diversificada dá prazer!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Creative Commons License