domingo, 28 de novembro de 2010

sobre o que julgamos certo ou errado

Em conversa de bar com os amigos chegamos a considerar que a maldade faz parte da genética do ser humano. Depois, que o ser humano não nasce mau, mas se torna mau porque a sociedade o torna assim. Será que em algum momento da vida algo acontece e faz com que o lado ruim aflore mais do que o lado bom?
Eu acho que sim, claro que sim. Quem sou eu para julgar, mas cada um sabe de si. E cada detalhe deve ser levado em conta, onde você viveu, com quem você viveu, de que forma você viveu, quais são suas referências e influências familiares, sociais. Claro que não existe existe desculpa para a maldade, não acredito que a maldade nasce nem q esteja impregnada nos genes do ser humano.
E será que considerar o contrário não seria a mesma coisa que justificar por exemplo grandes aberrações passadas como: nazismo, holocausto, a queima às 'bruxas'?
Por mais loucura que nos pareça, não estariam seus autores defendendo o lado que julgava correto? Ou é a maldade e violência na sua mais pura essência sendo cometida pelo simples fato de ser assim e pronto? Não queria acreditar nesse último, aliás, nem sei o que pensar, no que acreditar.
É como se não existisse preto no branco, apenas escalas de cinza, sabe?


Todo mundo diz que o lado certo e o errado, só depende de que lado você está. No caso de toda a violência no Rio por exemplo, qual o lado certo? Dos policiais ou dos traficantes? Para seres sociáveis e de bem é bem simples: certo = policiais (os moçinhos), errado = traficantes (os vilões).
Mas e pra eles, os vilões, o que pensam? Será que justificam a violência por chegarem ao extremo de lutar e defender alguma coisa que ainda resta quando não se tem mais nada a perder?. Ou estão apenas sendo maus simplesmente por gostarem de ser? Qual o lado certo, qual o errado?
----------------

Caramba, do que é mesmo que eu estou falando...
Complicado demais essas coisas, ainda mais pra se falar assim em mesa de bar, aonde deveríamos falar somente das coisas amenas da vida.
É, é por isso que so posso falar mesmo é de mim, e por agora posso dizer que o lado certo era o que eu estava uma hora atrás, com meus amigos tomando cerveja, e a coisa errada era estar falando disso (maldade humana), quando deveríamos estar contando nossas velhas e boas piadas, falando de amores, rindo da vida e das pessoas (coisas dignas de serem tratadas em mesa de bar).
A vida já é séria e cheia de problemas demais, e amanhã começa tudo de novo.
Ai ai, nem sei porque mesmo comecei a falar essas coisas
. Abafa aí, ainda é o efeito, vou dormir que ganho mais. Fui!!!

6 opiniões importantes:

Rodrigo Itz Const. disse...

o certo e o errado só depende do lado que a gente está, desde que o mundo é mundo que taxamos de loucos os que estão do outro lado

C.Adriano Bandeira Jr. disse...

É por isso que eu sempre digo: O lado certo é o LADO DE FORA DO BAR
onde é mais ventilado e a galera fica mais a vontade

Wil disse...

A maldade é cruel e faz parte da índole da pessoa. Ainda bem que não são todos que a possuem.
Certo ou errado é uma coisa.
Bondade ou maldade, é outra bem diferente.
Grande abraço e boa semana.

IcedMurk disse...

o ser humano não nasce mau ou bom, o meio em que ele convive que vai dizer isso. Mas que maldade a gente sempre tem! vai me dizer que vocês não ficaram putos quando aqueles bandidos fugindo pela mata e os helicópteros podiam ter chegado perto e a polícia metralhado, eu fiquei puto, vamo matar esses ferrados todos! depois que inventaram os direitos humanos ajudou muito bandido

Byers disse...

Pra mim o ser humano é mau, está no gene sim, mesmo que vivesse sozinho, ele faria mal a animais por exemplo, só por sadismo.

A sociedade e a cultura que colocam cabresto nele (nós).

Barbara Nonato disse...

Acredito em alguma maldade no ser humano que acaba por ser tolida e limitada devido ao contexto social. Já em se tratando de certo ou errado, depende do ponto de vista...

Postar um comentário

A leitura especializada é útil, a diversificada dá prazer!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Creative Commons License