quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Meios de manipulação em massa

Senta aí...

Juro, que muitas vezes, numa conversa entre os amigos, numa barzinho ou na praça, na maioria das vezes eu tenho que evitar de dar meu ponto de vista. Detesto ser do contra, mas na boa gente: eu concordo quando eu concordo, eu discordo quando eu discordo, eu acredito quando eu acredito e não acredito quando eu não acredito. Simples assim!


Sério mesmo, eu não sei vocês, mas quando eu leio/assisto um jornal ou revista, minha intenção é única e exclusivamente me manter informada do que está acontecendo, e não pra saber o que eu tenho que pensar nas 24 horas do dia, não pra saber qual a opinião que eu tenho que ter. Pra que isso? Pra na hora do bate-papo descontraído entre os amigos eu dar uma de fodona e dizer que tenho a mesma opinião que algum colunista ou jornalista famoso teve?
Só pra isso? E se eu não tiver?

Tem nego que passa na banca no inicio da semana, compra uma Veja e pronto: "bem.. deixa eu ver aqui qual vai ser a minha opinião essa semana." Compra um jornal qualquer e pronto: "bem.. deixa eu ver aqui o que eu tenho que pensar hoje"... E como diz Lulu Santos: "assim caminha a humanidade... com passos de formiga e sem vontade..." Patético isso.


Com o perdão da palavra, aliás, com o perdão da imagem... mas enquanto você usar os meios de comunicação, (ou de informação) pra saber o que você tem que pensar e pra saber qual opinião você deve ter, você tá ó:


Se você acredita que o aquecimento global é a mentira do século ou não, se você acredita que tal político é realmente corrupto ou não, se acredita que aquele líder religioso rouba ou não os fiéis, se acredita nisso ou naquilo... isso meu amigo é VOCÊ quem decide, os meios de comunicação estão lá pra informar o que acontece, não pra manipular sua cabeçinha, que nem loira deve ser.
=D
Acredito que as pessoas darão um enorme passo à frente, quando usarem os meios informação unicamente para manterem-se informadas!
\o/

Você deve tá se perguntando: por que que essa doida ta falando disso agora? Eu respondo, apenas porque, num grupo de amigos, começamos um assunto meio polêmico e tal... eu fui a única a discordar de umas paradas, como já disse no início do post que detesto ser do contra, pedi pra tentarem me convencer de que eu estava equivocada, e a única resposta que me deram foi: "está em todos os meios de comunicação, como voce pode discordar disso menina?" Mas deixa que isso vira assunto prum outro post, ou não...

Bem, admito que enrolo e as vezes não consigo passar as idéias claramente, mas é isso aí, mente aberta, seja crítico, pense, discuta, duvide, se informe, não acredite em tudo que dizem, não acredite em tudo o que lê (inclusive o que lê aqui). Fique atento aos meios de comunicaçãomanipulação em massa. Analise e tire suas próprias conclusões, não se deixe influenciar. Acredite no seu potencial de discernir o certo do errado. Você é capaz, você pode!

Bom, é isso. Vou-me já. Um abraço pra você e pra todo mundo que fô da sua família.
Beijomelinka!

12 opiniões importantes:

Felipe "Miro" 'Dreads' disse...

Acho que você foi meio contraditória...até o terceiro parágrafo você estava falando apenas de se informar sem formar nenhuma opinião a respeito... e nos parágrafos seguintes foi o contrário..

Bem... lembre-se de que a revista que você leu é nada mais do que uma informação manipulada por uma série de jornalistas... jornalistas manipulam a informação a seu modo e divulgam para as demais pessoas muitas vezes de modo que eles julgam correto...(por que você acha que muita gente odeia a Globo?)

É você quem deve decidir o que você vai interpretar na informação que te passaram...se você vai discordar ou não... você precisa formar uma opinião a respeito de um acontecimento... mas não ache que o jornal Nacional ou a revista Veja são verdades absolutas... todas foram criadas por seres humanos como você..


Visita ae qq hora:
http://catalepsiaprodutiva.blogspot.com/


Beeejo

Henry Barros disse...

Cara, isso é assim, existem várias formas de controlar a massa pra ser usado a seu favor...

Rafhael Vaz disse...

Conheci o blog hoje e achei bem bacana.
Quanto ao tema, recentemente assisti um documentário bem bacana se chama: "Our Brand is Crisis", no português "Bolívia: A História de uma crise".
A Sinopse é essa:
Sinopse
Em todos as partes do mundo, durantes as eleições, os estrategistas "de aluguel" americanos moldam, por baixo do pano, as opiniões dos eleitores e as mensagens de campanha dos candidatos. Trabalham para os candidatos presidênciais de todos os continentes - da Inglaterra à Russia, da Índia à Coréia, de Israel à África do Sul e do México ao Brasil. O documentário acompanha James Carville e uma equipe de consultores políticos norte-americanos por uma viagem pela América do Sul, para auxiliar Gonzalo Sanchez de Lozada (também conhecido como "Goni") a se tornar presidente da Bolívia.

um filme bem interessante, cujo assunto é ligado ao post. Caso se interesse pode ser baixado aqui: http://filmespoliticos.blogspot.com/2009/08/bolivia-historia-de-uma-crise-rachel.html

Deane disse...

Obrigada pelo comentário Felipe!

O que eu quis dizer no início do post foi isso mesmo, mas não acho que contradiz não; porque o objetivo principal de ler/assistir alguma coisa, ao menos a meu ver, é para se informar, e não para obter uma opinião já formada.
De qualquer forma, se passou outra coisa na leitura, foi mal aí... repara no que eu disse ja quase no final: 'admito que enrolo e as vezes não consigo passar as idéias claramente'.

No mais, muito obrigada pela visita, e volte sempre hein, abraço!!!

Arnek disse...

Com certeza nada é imparcial , tudo tem um dedo politico, grandes empresas , tambem acho que tem que ser sempre analisar todas informações

http://midiasocialbrasil.blogspot.com/

Pobre esponja disse...

Eu nunca deixo de dar meu ponto de vista. E nõ é ser do contra, é ser um ser humano, pensante. A questão é saber colocar a questão, isso a gente vai lapidando, tal. Mas a manipulação começa nas pequenas rodinhas e acaba nas grandes mídias e congressos.
Amo café, belo nome para um blog!

abç
Pobre Esponja

DENIS disse...

VOCÊ FOI MUITO SÁBIA EM SUAS PALAVRAS.
A CADA VEZ QUE ENTRO EM SEU BLOG PARA LER UMA POSTAGEM NOVA ME SURPREENDO COM SEU TALENTO PARA ESCREVER.VOCÊ TEM UMA FORMA GOSTOSA DE ESCREVER, A LEITURA SE TORNA GOSTOSA.GOSTOSA NO BOM SENTIDO.PARABÉNS MASI UMA VEZ.
QUANTO AO ASSUNTO ABORDADO, ADOREI A PARTE QUE VC FALA , DEIXA EU VER AI QUAL VAI SER A MINHA OPINIÃO ESSA SEMANA,SE FOR PELA VEJA COITADO, SÓ VAI TER UMA: PESSIMISMO PELO NOSO PAIS.POIS A REVISTA SÓ PREGA ISSO.OU FALA MAL DO LULA ( não sou luista e nem petista) OU FALA MAL DO PAIS.NÃO VER NADA DE BOM, SÓ SE O FHC AINDA ESTIVESSE NO PAIS, POIS A REVISTA É FHCISTA SERRISTA AECISTA GERALDISTA PSDBISTA...
VOLTANDO A SEU TEXTO FOI COM MUITA ALEGRIA QEU INICIEI A LEITURA E TERMINEI.PENSO DA MESMA FORMA.NOS FALTA OPINIÃO PRÓPRIA. NOS VISAMOS MUITO NA MÍDIA.ISSO É MAL.

junior69santana@hotmail.com disse...

Como dizia Raul ( Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo ) É importante cada um ter a sua opinião.

Charlie B. disse...

Eu tenho um amigo que odeia mídia e diz que elas nos manipula de toda as formas, eu acredito nele, acho que muita coisa na coisa é lero lero para ganhar audiência, mas não ando concordando com tudo que vejo, eu extraio a minha opinião e quando repasso a história, eu repasso do meu modo já com as minhas ideias contidas!

Gostei*

Charlie B.

Mazane disse...

Isso realmente é generalizado e acontece com, idéias, opiniões e com a música que se escuta. Eu escolho o que escutar não saio por aí dizendo o que ouço de acordo com o que tá na moda.

Lina disse...

P/ complementar, diga aos amigos pra assistirem o documentário "Muito Além do Cidadão Kane" - creio que passarão a olhar as notícias em todos os meios de comunicação com outros olhos.... ^^

mulherices disse...

Por coincidência, o último artigo no nosso blog fala exatamente sobre isso ("Ruanda"). Eu tenho certeza que vc vai gostar.

Fato é que os meios de comunicação (a "grande mídia") estão sempre defendendo interesses (de políticos, de grandes corporações), sempre comprometidos com algo.

Imprensa livre, hoje em dia, é ilusão. O único espaço de opinião realmente livre atualmente (pelo menos por enquanto) é justamente ESTE AQUI: a internet, os blogs.

Por isso é tão importante valorizar os blogs que veiculem opiniões e artigos ORIGINAIS.

Infelizmente a maioria se dedica a replicar notícias já gastas e publicar piadinhas e outras bobagens.

Venha nos conhecer.

Postar um comentário

A leitura especializada é útil, a diversificada dá prazer!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.