sábado, 3 de outubro de 2009

Melhor esperar a segunda impressão...

Você admira alguém que não conhece? Ou não gosta uma pessoa com quem nunca trocou uma palavra sequer? Algumas pessoas respondem a essas perguntas com um não e essas são pessoas que eu realmente admiro. Até porque são raras, muito raras.

A gente aprende desde cedo que julgar é errado. Afinal, "não julgarás". Mas isso é praticamente impossível. É o mesmo que pedir pra alguém deixar de se agasalhar quando sente frio ou fechar os olhos ao espirrar. É humano. Julgar, querendo ou não, é humano. Alguns julgam mais, outros menos. Outros julgam errado, alguns julgam certo...

Exemplo. Eu estou sentada num barzinho, na roda de amigos, e a namorada nova de algum deles fica com cara de pum a noite inteira e mal troca duas palavras comigo e com o resto da mesa eu logo a acho antipática. Antipática, mal-humorada, esquisita. E, óbvio, não digna do meu amigo, claro.
A surpresa é ela me adicionar no msn no outro dia, dizer que pegou meu msn com a galera, ela me envia um email com um link pro site do filme novo que comentei na noite anterior e um "Espero que goste, foi bacana demais conhecer você ontem. Espero que saiamos mais vezes". Isso me surpreendeu, sério; e até senti um peso na consciência em ter pensado o que pensei dela.
Agente até se esbarra depois, conversamos, e no papo confesso a ela que, a priori, a achei emburrada e chata. Ela ri e diz que, naquele dia, o cachorrinho dela havia morrido e ela estava realmente triste. Aí a gente ri junto, conversa sobre bichos, outras cositas e bla-blá-blás.
Pronto, taí.. ganhei uma nova amiga, super gente-fina.

Tudo bem que tive motivos pra não gostar dela de cara, mas taí outro erro, todos temos maus momentos; então melhor dar um tempo antes de julgar. Inté bom falar isso porque já aconteceu comigo também, muitos amigos já me disseram que não gostaram de mim logo de cara, mas que hoje me consideram muito.\o/ Não sei, pelo menos dizem, hehe. Tenho muitos outros exemplos, mas isso não vem ao caso, o importante é passar a mensagem, a famosa moral da história.


Acho que, conforme a gente vai amadurecendo, vai aprendendo a julgar menos as pessoas. Comigo mesmo foi e é assim. Hoje em dia eu espero bastante antes de tecer algum comentário com um amigo do lado ou até me deslumbrar imediatamente com algo ou alguém. E até que tenho conseguido. rs

A gente vai ficando mais vacinado, né? Vacinado e acho que humilde também. Bacana!!!

0 opiniões importantes:

Postar um comentário

A leitura especializada é útil, a diversificada dá prazer!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.