terça-feira, 20 de outubro de 2009

Mentiras.


Essa é a parte mais curiosa da personalidade das pessoas: Mentir? Não mentir? Por quê? Omitir? Acha que está certo ao mentir? Sabe que está errado e continua mentindo? Mente mas se arrepende no segundo seguinte?

Ahh, eu adoro saber. Ainda mais porque tenho um caráter meio peculiar nesse aspecto. Adoro pegar uma pessoa na mentira, ver a cara da pessoa sabe.
O que leva uma pessoa a mentir? Até onde essa mentira afeta o resto da teia? Vantagens, desvantagens... tensíssimo essa história de mentiras.

Como detectá-las? Melhor, devemos detectá-las? Ou devemos nos moldar a essas mentiras? Acreditar piamente nelas, de modo que virem verdades? Devemos nos acostumar com as pessoas mentirosas a nossa volta? Devemos fazer vista grossa? E em qual grau de pecado enfiar a mentira? O quanto uma pessoa está fudida quando você descobre uma mentira dela?Acho que cada um faz do jeito que quer de acordo com o tamanho do seu incômodo.
Aliás, tudo depende. O jeito de que você vai julgar uma mentira ou a pessoa que mentiu só depende do seu critério de aceitação (ou não) para mentiras e mentirosos.

Mas o fato é que todo mundo já mentiu uma vez na vida. A diferença é que existem pessoas que vivem disso: mentir, blefar, omitir, exagerar, diminuir, contornar... Constroem suas vidas em cima de frutos da sua imaginação e falsidade. Pode até perecer bonitinho pra quem é assim. Mas é nojento de se ver. Porque a mentira é assim: depois que você descobre uma, não para de sair mais de onde essa veio. Quem mente um pouco, mente sempre. E quem te descobre uma vez, tem o dom de te deixar nu moralmente muitas outras.
Porque quando você está mentindo, está vestido, está mascarado, está fantasiado. Mas quando te descobrem... Ahh meu amigo. Você fica nu! Fica liso. Puro (só no sentido físico mesmo viu, no sentido de cara limpa).

Faz assim: Mentiu? foi descoberto? Então assume meu, dane-se; fala a verdade. Assume teu erro, medo de quê? Muito melhor, você vai se sentir melhor, claro que virão as conseqüências, mas depois TUDO PASSA, até a uva passa. Relaxa.

E agora me diz uma coisa, qual será a fórmula mágica pra saber quando estão mentindo???

Humm... sei não, mas acho que isso é coisa de percepção, e esse dom acho que nasci com ele.

11 opiniões importantes:

Diego Martins disse...

A pessoa geralmente fica nervosa, não fala de uma forma natural! Esse é um jeito para descobrir quem está mentindo! Apesar que tem pessoas que são verdadeiras atrizes ou atores...ae é complicado!
visite tb: www.blogtelenoticias.com

Gutt e Ariane disse...

Sou jogador de truco nato e nesse meio, saber blefar, é como uma arte, torna-se uma vantagem!! rsrs Será que vale como exemplo? ahHahaHa!!

Mari disse...

adorei seu texto!
acho fascinante perceber como as pessoas mudam qdo mentem.
qdo conhecemos bem um pessoa, podemos perceber a mudança de atitudes qdo mentem.
apesar de ser algo desperezivel, tds mentimos, é fato.
no entanto, concordo que uma vida baseada em mentiras não rola.
se já foi desmascarado na mentira, dá a acara a tapa! hauhauhauh

adorei seu blog!

=]

o meu é: http://www.mariiitaca.blogspot.com/

Inez disse...

Odeio mentira, uma mentira leva a outra e outra e outra.
Quando alguém tenta mentir pra mim descubro logo.

MILTOXI disse...

Dificil entender pq as pessoas mentem... cada um mente seja pq tem vergonha de si msm ou de alguem, medo de ser reprimido... mas mentira exagerada vira doença viciosa...

Bjão... mto bom texto... vou acompanhar seu blog e segui-lo... aparece no meu tbm...
wwww.miltoxi.blogspot.com

Habib Sarquis disse...

Quem fala que odeia mentira já está mentindo. Não vamos ser hipocritas e falar que ninguém mentiu. Todos uma vez na vida já mentiram. Quem nunca mentiu já está mentindo. O ser Humano é falho. Parabéns pelo post. Concordo com vc, àqueles que vivem uma vida mentindo estão errados e isso pode ser até um disturbio da mente.

Blog: Cultura Dinâmica - www.culturadinamica.wordpress.com

Talita Moretto disse...

num adianta mentir,tudo bem as vezes sei lá menti por ser mais fácil,mais num adianta que pode passar meses,anos que ela sempre aparece e sempre é pior :S.num gosto tbm =\.
http://bolinhodevento.blogspot.com

Régis Dutra disse...

Adorei o seu post. Todo mundo mente. As mentiras são necessarias para um bom relacionamento social, mas no momento em que as mentiras se tornam um habito aí ja é doença, e prejudica o relcionamento.

Arnek disse...

O caminho da verdade sempre prevalece

http://midiasocialbrasil.blogspot.com/

Anônimo disse...

Adorei o seu post e o Blog como um todo. Não consegui achar o botão de "SEGUIR", por isso não estou te seguindo. Valeu!

chrisdark disse...

vou ser sincero eu já menti adimito. mas para ter um bom relacionamento e não magoar certas pessoas.
já menti muito suhausha. mas acho que só devemos mentir com coisas que não prejudicaram outra pessoa, ou melhor não devemos mentir.
abraços
http://infortunio-dark.blogspot.com/

Postar um comentário

A leitura especializada é útil, a diversificada dá prazer!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Creative Commons License